Antena Web imprensa - Grupo Wagner confirma: Yevgeny Prigozhin e Dmitry Utkin morreram

por Carlos Bonaparte a 2023-08-24 às 03:21


Como já foi amplamente divulgado, um avião que transportava 10 passageiros, e pertencente ao grupo Wagner, despenhou-se na noite desta quarta-feira (pelas 22:00 em Moscovo). A aeronave viajava de ST. Petersburg para Moscovo, precisamente, e foi a cerca de 160km da capital russa que subitamente explodiu, caíndo abruptamente no solo, em chamas e coberto por um fumo negro.
Muito se especulou sobre se Prigozhin seguia realmente no avião, apesar do seu nome figurar da lista de passageiros. A confirmação chegou pelas 01:30 desta quinta-feira (em Moscovo, 22:30 em Lisboa). No seu canal do Telegram, elementos do grupo Wagner pronunciaram as seguintes palavras: "oiçam todos com atenção: Prigozhin e Utkin morreram". É ainda pedido que a mensagem seja espalhada por todos os comandos, para que ninguém avance para lugar algum.
Entretanto, pelas 05:30 locais é feito um vídeo de despedida. Nele, promete-se honra à morte daquele que consideram como um pai. Embora pareça, não ficou claro se a mensão era sobre Prigozhin, atual líder do grupo, ou Utkin, o número 2, e fundador.

A reunião com altos comandos na Europa prossegue, e alguns nomes já estão a ser apontados para suceder a Prigozhin e Utkin. Mas a Antena Web sabe que não parece haver grande dificuldade sobre o sucessor de Yevgeny Prigozhin, já que o número 3 estava previsto e pronto a entrar em funções, assim como os números 4, 5 e 6, que também já estariam definidos.

grupo Wagner em África


Tudo tranquilo, neste continente. Não houve alterações nem reuniões, já que os altos comandos em causa se encontram todos entre a Bielorrússia e a Rússia. Sobre o 1º país mensionado, a internet foi cortada nos campos de treinos do exército bielorrusso, onde se encontram militares do grupo Wagner. Em causa não está evitar que se expressem, mas sim eventuais ataques aos dispositivos dos militares. A internet já terá inclusive sido restabelecida, com reforçados protocolos de segurança. Quanto às causas da explosão do aparelho, um Legacy 600 produzido pela Embraer, desconhecem-se, em absoluto. Inclusive a possibilidade de um acidente ainda não foi descartada.

Embraer deverá ver sanções levantadas a título excecional


As sanções impostas pelo ocidente à Rússia afetaram o fornecimento de componentes às aeronaves, por exemplo, produzidas pela Embraer. Isto não inclui apenas os novos equipamentos, mas também a reparação de antigos. Mas a fim de que este acidente seja investigado, os Estados Unidos apoiam uma liberação temporária das sanções, ou seja, um regime de exceção à empresa Embraer, a fim de que esta possa socorrer-se de todos os meios necessários para viajar para Moscovo e perceber o que terá provocado a queda do avião que fabricou.
Apesar que as causas da queda da aeronave ainda não são conhecidas, há uma suspeita muito forte de que não tenham sido causas naturais. A bordo, ou por via externa, algum explosivo terá detonado o avião. É a crença das principais fontes no local, pelos indícios já captados nos destroços deste Legacy 600.

Comente esta notícia em Facebook; Twitter; Blogspot; Telegram.