Milhares de peixes mortos levam autoridades moçambicanas a investigar possível contaminação de rio em Niassa - Antena Web Notícias


2026-10-02 09:08 por Carlos Nhabetse

As autoridades moçambicanas abriram uma investigação para apurar as causas da morte de centenas ou milhares de peixes no rio Loreco, na província de Niassa, norte do país, após a identificação de vestígios de substâncias ainda não identificadas na água.

A ocorrência foi registada nesta Quinta-Feira, 1 de Outubro, na região de Marrangira, distrito de Marrupa, onde uma equipa de inspeção recolheu amostras de água e exemplares de peixes mortos para análise laboratorial.

A diretora provincial de Agricultura e Pescas de Niassa, Flávia Langa, disse que as autoridades encontraram, além dos peixes mortos, indícios de possíveis atividades de mineração ilegal na área afetada.

“Identificou-se também que há picadas e supõe-se que um grupo de garimpeiros ilegais esteja a trabalhar nesse local”, afirmou Flávia Langa.

As autoridades encontraram ainda sinais de processamento de pescado na zona, uma situação que reforçou a necessidade de investigar uma possível utilização de substâncias tóxicas no local. Até ao momento, contudo, não foi determinada a origem nem a natureza dos produtos encontrados.

Como medida preventiva, o acesso à lagoa e às áreas afetadas foi interditado, enquanto decorrem as análises. Os peixes mortos estão também a ser retirados do local para reduzir possíveis riscos para a população.

“Foi isolado o local, nenhuma população vizinha pode fazer-se ao local. Está-se a fazer a amostra para fazer o estudo dessas águas para saber quais são as substâncias que foram introduzidas nestes locais”, explicou a responsável.

Uma equipa integrada pela Polícia da República de Moçambique (PRM), Agência Nacional para o Controlo da Qualidade Ambiental (AQUA), autoridades de saúde e técnicos de saneamento deslocou-se à região para avaliar a situação

.

Os resultados das análises laboratoriais deverão determinar se houve contaminação da água, quais as substâncias eventualmente envolvidas e se existe ligação entre a morte dos peixes e as atividades de garimpo identificadas na região.

O rio Loreco atravessa uma área de Marrupa onde têm sido registadas atividades de garimpo artesanal. A região de Loreco foi também associada, em 2023, a um surto de cólera que afetou dezenas de pessoas, num contexto marcado pela presença de atividades de mineração ilegal de ouro.

Até à conclusão das análises, as autoridades não confirmam a origem da possível contaminação nem responsabilizam qualquer grupo pela morte dos peixes.

Subscrever

Para estar sempre a par do que acontece sobre os temas que mais o cativam ou preocupam, subscreva os nossos alertas ou guarde esta notícia para ler mais tarde na secção "Meu perfil"

Palavras-chave: Moçambique, Niassa, Rio Loreco, Marrupa, Marrangira, contaminação da água, peixes mortos, garimpo ilegal, mineração ilegal, AQUA, PRM - Polícia da República de Moçambique, ambiente, poluição ambiental, recursos hídricos, investigação ambiental, autoridades moçambicanas

O que achou desta notícia?

Partilhe esta notícia

Talvez se interesse por...

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!