Dois tiroteios na África do Sul deixam 27 mortos - Antena Web Notícias


2026-09-27 19:27 por Carlos Nhabetse

Dois tiroteios ocorridos em poucas horas em Joanesburgo e na Cidade do Cabo fizeram 27 mortos e pelo menos 26 feridos, entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, segundo as autoridades sul-africanas. Nenhum suspeito tinha sido detido até ao último balanço policial.

No sudoeste de Joanesburgo, homens armados com espingardas de assalto e pistolas abriram fogo num bar em Wedela, provocando a morte de 17 pessoas e ferindo outras 15, segundo a polícia sul-africana.

Horas depois, um segundo tiroteio ocorreu numa loja em Lwandle, perto da Cidade do Cabo, onde dez pessoas foram mortas e outras 11 ficaram feridas.

A polícia iniciou operações para localizar os autores dos dois ataques, que ocorreram em locais distintos e com poucas horas de diferença. Até ao momento, não são conhecidos os motivos dos crimes.

Os novos episódios de violência ocorrem poucos dias depois de outro tiroteio numa festa perto da cidade costeira de Durban, que provocou 11 mortos, incluindo uma mulher grávida.

A violência armada continua a representar um dos principais desafios de segurança na África do Sul, onde grupos criminosos organizados e gangues recorrem frequentemente a armas de fogo ilegais.

Em declarações à Reuters, o especialista em crime Yusuf Abramjee defendeu que os ataques devem levar as autoridades a investigar não apenas os autores directos, mas também as redes criminosas que poderão estar por detrás da violência.

«A África do Sul tem um problema sério com as armas de fogo ilegais», afirmou Abramjee, acrescentando que as autoridades devem analisar «as redes mais amplas por detrás da violência».

No início deste ano, o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, afirmou que o crime organizado se tornou uma das maiores ameaças à democracia do país e autorizou o reforço da presença militar em algumas das zonas consideradas mais críticas, em apoio às forças policiais.

Subscrever

Para estar sempre a par do que acontece sobre os temas que mais o cativam ou preocupam, subscreva os nossos alertas ou guarde esta notícia para ler mais tarde na secção "Meu perfil"

Palavras-chave: África do Sul, Joanesburgo, Cidade do Cabo, tiroteio, violência armada, crime organizado, gangues, armas de fogo, Cyril Ramaphosa, segurança, Durban, Lwandle

O que achou desta notícia?

Partilhe esta notícia

Talvez se interesse por...

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!