Angola prepara 4.ª Bienal de Luanda dedicada à governação da água - Antena Web Notícias


2026-09-23 15:24 por Djaniny Artiaga

A 4.ª edição da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não-Violência realiza-se nos dias 22 e 23 de Outubro de 2026, na capital angolana, sob o lema “Reforço da governação da água em África como instrumento de prevenção, mediação e resolução de conflitos”.

O encontro vai colocar no centro do debate a gestão sustentável dos recursos hídricos e o seu contributo para a paz, a cooperação entre os Estados e o desenvolvimento do continente africano. A informação é avançada pela organização da Bienal e pela UNESCO.

A iniciativa surge num contexto em que vários países africanos enfrentam dificuldades relacionadas com o acesso à água potável, saneamento, poluição e efeitos das alterações climáticas.

Durante a Bienal, representantes de governos, organizações internacionais, especialistas, académicos, sociedade civil e comunidades artísticas deverão discutir formas de reforçar a cooperação na gestão de rios, bacias hidrográficas e aquíferos partilhados.

A organização considera que a água pode ser um instrumento de diálogo e aproximação entre os povos, mas também uma fonte de tensões quando é marcada pela escassez, pela má gestão ou pela ausência de mecanismos de cooperação.

A Bienal de Luanda é organizada pela União Africana, UNESCO e Governo de Angola. O evento realiza-se de dois em dois anos e procura promover a cultura de paz, a prevenção da violência e a resolução de conflitos através do diálogo e do intercâmbio cultural.

A edição deste ano estará igualmente alinhada com o tema da União Africana para 2026, dedicado à garantia de uma disponibilidade sustentável de água e de sistemas seguros de saneamento.

As autoridades angolanas criaram uma Comissão Multissectorial para acompanhar os preparativos do encontro. O grupo integra representantes de vários departamentos ministeriais, incluindo os sectores da Energia e Águas, Ambiente, Saúde, Ensino Superior, Cultura, Interior e Relações Exteriores.

A comissão tem como missão assegurar a coordenação institucional, avaliar as condições logísticas e definir as principais atividades do programa.

Subscrever

Para estar sempre a par do que acontece sobre os temas que mais o cativam ou preocupam, subscreva os nossos alertas ou guarde esta notícia para ler mais tarde na secção "Meu perfil"

Palavras-chave: Bienal de Luanda, água potável, governação da água, União Africana, UNESCO, Angola, paz e segurança, alterações climáticas, saneamento, poluição

O que achou desta notícia?

Partilhe esta notícia

Talvez se interesse por...

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!