Na Alemanha vencem os extremos - Antena Web Notícias


2026-09-21 12:21 por Vasco Gonçalves

As eleições estaduais realizadas este domingo na Alemanha colocam os extremos políticos como vencedores. No Estado alemão de Maclemburgo-Pomerânia, as primeiras projeções à boca de urna apontam para uma vitória da Alternativa para a Alemanha, AfD, extrema-direita, e em Berlim os resultados apontam para uma vitória da extrema-esquerda com o Die Link em primeiro lugar.

No Estado de Meclemburgo-Pomerânia, as projeções apontam para uma vitória da AfD com 37% dos votos, seguida do Partido Social-Democrata, SPD, com 35,5% dos votos, a CDU, União Democrata-Cristã, do chanceler alemão deverá ter 5,3% dos votos ficando a 0,3% do limiar que permite a eleição. A confirmar-me este resultado será o pior resultado da CDU em eleições estaduais desde 1949.

O líder da CDU e chanceler alemão, Friedrich Merz garantiu que não se demitiu do cargo de chanceler, mas considerou o resultado “um desastre”. “Não se pode minimizar o resultado em Macklemburgo-Pomerânia Ocidental, é um desastre” e acrescentou que “a resposta não pode ser um regresso aos ‘bons velhos tempos’” nem “destruir constantemente verbalmente tudo o que é bom” afirmou em comunicado.

A confirmarem-se estes resultados não será a primeira vitória da extrema-direita nas eleições estaduais, pois há duas semanas venceu as eleições no Estado da Saxónia-Anhalt. A extrema-direita não vencia eleições desde da segunda guerra mundial.

Em Berlim vence o Die Link com 24,9% dos votos com uma subida de 12,7 pontos, em segundo fica a CDU com 20% que governava a cidade até então com menos 8,2 pontos e em terceiro lugar fica a AfD com 15,7% dos votos o que representa uma subida de 6,6 pontos percentuais.

Subscrever

Para estar sempre a par do que acontece sobre os temas que mais o cativam ou preocupam, subscreva os nossos alertas ou guarde esta notícia para ler mais tarde na secção "Meu perfil"

Palavras-chave: Berlim, Meclemburgo-Pomerânia, AFD - Alternativa para a Alemanha, Die Link, CDU, Saxónia-Anhalt, eleições estaduais

O que achou desta notícia?

Partilhe esta notícia

Talvez se interesse por...

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!