Passe Ferroviário Verde chega a Lisboa e Porto e alarga-se a toda a rede - Antena Web Notícias


2026-09-16 20:27 por Viviane Oliveira António

O Passe Ferroviário Verde (PFV), que custa 20 euros por mês, vai ser alargado aos serviços urbanos da CP de Lisboa e do Porto a partir da terceira semana de setembro de 2026. Até agora, o título só podia ser usado em percursos externos às áreas metropolitanas, como Vila das Aves–Guimarães ou Lousado–Braga. Com o alargamento, passa a ser válido em toda a rede ferroviária nacional, exceto Alfa Pendular, primeira classe dos Intercidades e o serviço Celta para Vigo.

A medida deverá entrar em vigor durante a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro, e permitirá aos utilizadores das redes Andante (Porto) e Navegante (Lisboa) usar o mesmo título ferroviário. O alargamento deverá ainda estender-se à Fertagus, a operadora que liga Lisboa à margem sul do Tejo. O impacto financeiro anual estimado é de 1,5 milhões de euros.

O PFV foi lançado a 20 de outubro de 2024 e já conquistou mais de um milhão de utilizadores. Para os passageiros que utilizam exclusivamente o comboio nas áreas metropolitanas, a poupança pode atingir os 480 euros por ano. O passe pode ser adquirido para 30, 60 ou 90 dias, por 20, 40 ou 60 euros, respetivamente.

No Intercidades, o passe é válido em segunda classe, mas exige reserva de lugar obrigatória com antecedência máxima de 24 horas, feitana aplicação da CP, no Site da CP ou nas bilheteiras ou máquinas automáticas.

Subscrever

Para estar sempre a par do que acontece sobre os temas que mais o cativam ou preocupam, subscreva os nossos alertas ou guarde esta notícia para ler mais tarde na secção "Meu perfil"

Palavras-chave: PFV - Passe Ferroviário Verde, CP - Comboios de Portugal, Lisboa, Porto, mobilidade, comboios

O que achou desta notícia?

Partilhe esta notícia

Talvez se interesse por...

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!