![]() |
Antena Web: ligando o mundo com o mundo |
2026-08-25 12:48 por Viviane Oliveira António
A Deco Proteste lançou esta segunda-feira, 24 de agosto, uma plataforma para apoiar os estudantes deslocados a encontrar quarto, reunindo num único site as soluções de alojamento disponibilizadas pelas universidades e autarquias. A plataforma passa a contar com duas novas ferramentas gratuitas para apoiar os alunos neste desafio, marcado pela falta de oferta e pelos preços elevados no mercado de arrendamento.
A primeira ferramenta permite pesquisar a oferta de alojamento diretamente por instituição de ensino superior, compilando os dados recolhidos junto dos estabelecimentos contactados a nível nacional. A segunda funcionalidade foca-se na pesquisa por autarquia, mapeando quais dos 308 municípios portugueses dispõem de soluções de habitação para estudantes ou de programas municipais de apoio dedicados a alunos deslocados.
A organização de defesa do consumidor contactou os estabelecimentos de ensino superior de todo o país e os 308 municípios para reunir a oferta de alojamento estudantil para o ano letivo 2026/2027. A informação foi recolhida entre fevereiro e março, mas “será atualizada sempre que sejam obtidos novos dados junto das entidades envolvidas”.
No ano letivo 2025/2026, estavam matriculados 447.680 estudantes universitários, sendo que “dezenas de milhares têm de encontrar uma solução habitacional longe da residência familiar” para prosseguirem os seus estudos. Houve também 107.754 candidatos a bolsas de estudo no anterior ano letivo.
Perto de 50 mil estudantes foram colocados na 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, ocupando 88,9% das vagas. A consultora imobiliária CBRE revelou que faltam mais de 100 mil camas para estudantes deslocados em Portugal, com as residências estudantis públicas e privadas a darem resposta a apenas 12% dos alunos.
“O objetivo é facilitar uma pesquisa que, num momento particularmente exigente para as famílias, continua muitas vezes dispersa por diferentes canais de informação”, explica a Deco Proteste em comunicado. A porta-voz da Deco Proteste, Magda Moura Canas, sublinha: “Queremos tornar essa procura mais simples, concentrando num único espaço informação que permita comparar alternativas, conhecer apoios e tomar decisões mais informadas”.
Para estar sempre a par do que acontece sobre os temas que mais o cativam ou preocupam, subscreva os nossos alertas ou guarde esta notícia para ler mais tarde na secção "Meu perfil"
Palavras-chave: Deco Proteste, estudantes deslocados, alojamento, ensino superior
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!