UEFA, AFC e CONCACAF acusam Infantino de quebra de confiança - Antena Web Notícias


2026-08-13 16:12 por Emanuel Murrure

A tensão em torno da liderança da FIFA voltou a subir. A UEFA, a Confederação Asiática de Futebol (AFC) e a CONCACAF acusaram Gianni Infantino de uma “quebra fundamental de confiança” e exigiram uma investigação independente à polémica proposta de abertura das receitas comerciais do Mundial a investidores privados.

As três confederações tornaram pública, na segunda-feira, uma carta conjunta na qual criticam a forma como a FIFA conduziu o projeto FIFA Forward Enterprise. A proposta previa a entrada de investidores privados numa estrutura ligada aos negócios comerciais da organização, numa operação que poderia chegar aos 4,2 mil milhões de dólares.

O projeto acabou por ser retirado depois de encontrar forte resistência dentro do futebol internacional. O principal problema, segundo UEFA, AFC e CONCACAF, não foi apenas a proposta em si, mas a forma como foi apresentada, com pouco tempo para análise e sem uma consulta adequada às federações-membro.

Na carta, as confederações afirmam que o episódio ultrapassa uma simples falha de comunicação e representa uma questão de confiança na liderança da FIFA. Também acusam a organização de ter tentado limitar o escrutínio sobre uma decisão com impacto direto no futuro comercial do Campeonato do Mundo.

A FIFA já reconheceu falhas na condução do processo. Depois de uma reunião realizada em Rabat, Marrocos, a organização admitiu que o Conselho da FIFA e as federações-membro não deveriam ter sido deixados com a sensação de terem sido excluídos das discussões. Um pedido de desculpas foi posteriormente enviado aos membros. A entidade anunciou ainda uma revisão do caso e prometeu apresentar as conclusões ao Conselho da FIFA.

Para as três confederações, porém, isso não basta. UEFA, AFC e CONCACAF defendem que a investigação deve ser feita por uma entidade externa e independente da administração da FIFA.

Apesar de admitir erros no processo, a FIFA rejeita ter cometido irregularidades e mantém apoio institucional a Infantino. O episódio, contudo, expôs uma nova ruptura entre o presidente da organização e três das principais confederações do futebol mundial.

Subscrever

Para estar sempre a par do que acontece sobre os temas que mais o cativam ou preocupam, subscreva os nossos alertas ou guarde esta notícia para ler mais tarde na secção "Meu perfil"

Palavras-chave: UEFA, AFC, CONCACAF, Gianni Infantino, FIFA, Quebra de confiança, Investigação independente, Receitas comerciais, Mundial, FIFA Forward Enterprise, Investidores privados, Futebol internacional

O que achou desta notícia?

Partilhe esta notícia

Talvez se interesse por...

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!