![]() |
Antena Web: ligando o mundo com o mundo |
2026-08-05 01:10 por Viviane Oliveira António
Luciana Araújo, de 18 anos, aluna da Escola Secundária Joaquim Araújo, em Penafiel, deverá finalmente conhecer esta segunda-feira (3) a classificação do exame nacional de Português do 12.º ano, 17 dias depois da divulgação das pautas da 1.ª fase. A prova, realizada a 16 de junho, andou perdida em Lisboa, não foi digitalizada e só apareceu mais de uma semana depois de afixadas as pautas nas escolas.
Quando foi à escola no dia 17 de julho para ver as notas, Luciana deparou-se com o espaço onde deveria estar a classificação do exame “em branco”. O Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação (EduQA) admitiu ter-se tratado de um “lapso” e que a prova foi enviada pelo agrupamento do Júri Nacional de Exames para o estabelecimento de ensino sem a classificação.
O EduQA revelou este domingo que “a prova encontrava-se em processo de classificação, estando a sua entrega prevista para esta segunda-feira”. A aluna poderá candidatar-se na 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, uma vez que o instituto garante que os alunos “não são prejudicados pelo momento em que esses resultados lhes são comunicados”, mas até ao momento a Antena Web não conseguiu confirmar se o exame foi efetivamente entregue, ou não, à data de hoje, quarta-feira, 5 de Agosto.
Para estar sempre a par do que acontece sobre os temas que mais o cativam ou preocupam, subscreva os nossos alertas ou guarde esta notícia para ler mais tarde na secção "Meu perfil"
Palavras-chave: exame nacional, Português, Penafiel, Luciana Araújo, EduQA, extravio, classificação, Ensino Superior
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!