Portugal faz história e conquista o primeiro Mundial de Sub-17 - Antena Web Notícias


2025-11-27 19:46 por Rita Saraiva

Portugal sagrou-se esta quinta-feira, pela primeira vez, Campeão Mundial de futebol de sub-17, ao vencer a Áustria por 1-0, com golo de Anísio Cabral, na final disputada em Doha. O avançado português decidiu o encontro aos 32 minutos, garantindo o título inédito para a equipa das ‘quinas’, atual campeã europeia. A seleção portuguesa já tinha alcançado a sua melhor campanha de sempre, ultrapassando o terceiro lugar de 1989, então no escalão de sub-16, numa equipa onde alinhava o atual selecionador, Bino Maçães. Portugal chegou à final pela quarta vez em 20 edições, depois de presenças marcadas em 1989 (3.º lugar), 1995 e 2003 (quartos de final).

Um percurso memorável até ao título

No trajeto rumo ao jogo decisivo, Portugal eliminou: • Brasil, nas meias-finais (6-5 nas grandes penalidades após 0-0), • Suíça, nos quartos de final (2-0), • México, nos oitavos (5-0), • Bélgica, nos 16 avos (2-1). Na fase de grupos, terminou em segundo lugar no Grupo B, atrás do Japão, e à frente de Marrocos e Nova Caledónia, que goleou por 6-0 e 6-1. Com esta vitória, Portugal torna-se a 11.ª seleção campeã mundial de sub-17 e a sétima com um único título. Sucede à Alemanha, campeã em 2023, numa competição onde continua a destacar-se a Nigéria, com cinco troféus. Este triunfo representa o 3.º título mundial para Portugal em escalões jovens, depois dos Mundiais de sub-20 conquistados em 1989 e 1991, sob a liderança de Carlos Queiroz.

Itália conquista o 3.º lugar

A Itália venceu o Brasil por 4-2 nas grandes penalidades, após 0-0 no tempo regulamentar, e conquistou o terceiro lugar — o melhor resultado da sua história no torneio. A seleção canarinha, que já havia sido eliminada por Portugal nas meias-finais, voltou a cair no desempate da marca dos 11 metros.

Subscreva os nossos alertas

Para estar sempre a par do que acontece sobre os temas que mais o cativam ou preocupam, subscreva os nossos alertas

Palavras-chave: Desporto, football, Portugal Sub-17, Mundial Sub-17, Anísio Cabral, Bino Maçães, Doha, Áustria, Itália, Brasil,

Talvez se interesse por...

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!