![]() |
Antena Web: ligando o mundo com o mundo |
2025-11-11 08:51 por Rita Saraiva
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê dias de chuva intensa, vento forte e agitação marítima até ao fim de semana devido à depressão Claudia, que deverá começar a afetar o território continental a partir de terça-feira à noite, no Minho.
Num comunicado divulgado esta segunda-feira, o IPMA explica que os efeitos da depressão — inicialmente devido à aproximação de um sistema frontal associado — irão estender-se gradualmente a todo o país ao longo da quarta-feira, prolongando-se “pelo menos até ao fim de semana”.
“Prevê-se ocorrência de períodos de chuva persistente e por vezes forte, em especial nos dias 12 e 13, acompanhada de trovoada”, indica o instituto. “A partir da tarde de dia 13, a precipitação ocorrerá maioritariamente em regime de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.”
Os maiores acumulados de precipitação deverão ocorrer no litoral Norte e Centro e nas regiões montanhosas, podendo ultrapassar os 150 mm até domingo.
Vento forte e mar revolto
O vento do quadrante sul começará a intensificar-se a partir de terça-feira, com rajadas até 70 km/h no Minho, que depois se estenderão a todo o litoral oeste no dia 12 e até 80 km/h nas terras altas.
“O pico de intensidade do vento prevê-se que seja atingido na quinta-feira”, refere o IPMA, com rajadas até 90 km/h no litoral e 120 km/h nas terras altas.
No mar, prevêem-se ondas de sudoeste entre três e quatro metros, podendo atingir cinco metros na quinta-feira, o que afetará zonas habitualmente mais abrigadas, como a costa sul do Algarve e a região da Arrábida, no distrito de Setúbal.
O IPMA alerta que serão emitidos avisos meteorológicos ao longo da semana, relativos a precipitação, trovoada, rajadas de vento e agitação marítima, apelando à população para acompanhar as atualizações oficiais e adotar medidas de precaução, especialmente nas zonas mais expostas.
A depressão Claudia, de origem atlântica, insere-se “numa vasta região depressionária complexa sobre o Atlântico Norte”, que deverá permanecer quase estacionária até ao fim de semana, prolongando a instabilidade no território continental.
Para estar sempre a par do que acontece sobre os temas que mais o cativam ou preocupam, subscreva os nossos alertas ou guarde esta notícia para ler mais tarde na secção "Meu perfil"
Palavras-chave: Portugal continental, depressão Claudia, IPMA, chuva forte, ventos fortes, tempestade, agitação marítima, Minho, litoral Norte e Centro, Algarve, Arrábida, trovoada, rajadas 120 km/h, ondas 5 metros, avisos meteorológicos, Atlântico Norte, tempo instável,
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!