Um "pote mágico na Choupana", um Dragão em reabilitação e um SC Braga surpreendido em casa : eis os destaques da terceira ronda da I Liga - Antena Web Notícias


2025-08-26 09:55 por Diogo Rodrigues

Numa jornada onde não faltaram golos, mas na qual Famalicão e Gil Vicente protagonizaram o primeiro empate sem golos da prova, os três maiores candidatos ao título venceram e convenceram, mas o SC Braga foi surpreendido em casa por um AVS que marcou pela primeira vez nesta edição do certame.
O Moreirense esse continua a ser a sensação do campeonato, com nove pontos averbados, ao passo que o Tondela se mantém só com derrotas, tendo zero pontos, tal como o CD Santa Clara que adiou o seu compromisso com o Estoril Praia devido ao confronto europeu que os poderá conduzir a jogar a terceira competição europeia de clubes do velho continente, a Liga conferência.

Moreirense 2 - 0 Vitória SC


Pela terceira deslocação seguida ao parque de jogos Joaquim de Almeida Freitas em Moreira de Cónegos, num dos muitos encontros entre emblemas minhotos, o Vitória SC não logrou ultrapassar o clube dirigido por Vasco Botelho da Costa e fruto de duas finalizações de Guilherme Schettine, máximo artilheiro do campeonato com dois remates vitoriosos, aos 47 e 49' a verdade é que os vitorianos voltaram a perder depois do desaire no Dragão, enquanto os vizinhos obtiveram a terceira vitória em outros tantos jogos, sendo a par de FC Porto e Sporting CP os únicos emblemas com nove pontos averbados.

CD Nacional 1 - 4 Sporting CP


Na Choupana desta vez o nevoeiro não fez das suas, mas Pedro Gonçalves sim! Num embate que até começou com golo de Leo Santos para os da casa, cumpridos apenas 3 minutos a verdade é que o dianteiro natural de Vidago fez o primeiro hat-trick da prova, com o dinamarquês Conrad Harder, que poderá ter feito o derradeiro jogo de leão ao peito também faturaria. Os de Alvalade, melhor ataque da competição com doze tentos apontados podem ter recolhido tónico fundamental para afrontar da melhor forma possível a receção ao FC Porto, pois construíram uma vitória robusta ainda para mais de virada! Naquele que foi o jogo 300 do atleta nacionalista, João Aurélio entre os grandes do nosso futebol.

SL Benfica 3 - 0 CD Tondela


Na Luz, e em vésperas de decisão no Play Off da Liga Milionária, não obstante as várias mexidas no onze, os encarnados bateram os beirões de forma esclarecedora. Sem necessitar de forçar muito a nota: Ivanovic, Aursnes e Prestiani, uma estreia a marcar com a camisola das águias em partidas da I liga carimbaram a 14ª vitória em 16 encontros realizados diante dos tondelenses.
Sendo que os benfiquistas a par do FC Porto e do Famalicão ainda não viram a sua baliza ser violada na presente edição do campeonato.

FC Arouca 3 - 3 Rio Ave


Em Arouca assistiu-se a uma enxurrada de golos: José Fontán, Alfonso Trezza e Naïs Djouahra fizeram o gosto ao pé para os " lobos" de Arouca, já Clayton Silva por duas vezes e Dario Spikic fizeram os tentos vilacondenses, sendo que os de Vila do Conde voltaram a sofrer o empate já em tempo de compensação, tal como aconteceu na ronda anterior na receção ao Nacional da Madeira, eles que em virtude do adiamento da deslocação ao estádio da Luz, partida agendada para 23 de Setembro e alusiva ao primeiro turno da competição levam apenas duas partidas disputadas, duas igualdades. Quanto ao Arouca voltou aos pontos após a derrota por 6 - 0 em Alvalade.

FC Porto 4 - 0 Casa Pia AC


No jogo 200 de Diogo Costa a defender a baliza dos dragões, a verdade é que o guardião portista e natural da Póvoa de Lanhoso teria uma tarde/noite mais que descansada. Num jogo amplamente dominado pelos caseiros, tudo ficou resolvido dentro do primeiro tempo. Borja Sainz fez o primeiro aos 20'. William Gomes com um remate de fora da área carimbou o segundo, no melhor dos quatro golos. Néhuen Pérez a cinco do intervalo assinou o terceiro, estreando assim a conta pessoal como marcador pelos dragonados, o espanhol Borja Sainz marcaria novamente, pouco depois da hora de partida. Início revigorante para os de Francesco Farioli que procuram regressar aos tempos de glória de outrora!

Famalicão 0 - 0 Gil Vicente


Em Famalicão e após 21 jogos sempre com golos, assistiu-se ao primeiro nulo da presente edição da Liga. Com o Fama de Hugo Oliveira a ter as ocasiões mais flagrantes, apesar da boa réplica gilista, com o resultado a ajustar-se ao que foi acontecendo em campo. Seriam contudo os da casa a dispor, por intermédio de Sorriso das chances mais capazes de desfazer esse nulo, a boa exibição da defensiva comandada por César Peixoto evitou que o Fama fizesse três em três!

SC Braga 2 - 2 AVS


A grande surpresa da ronda morou em Braga onde o SC Braga de Carlos Vicens, até então sem golos concedidos internamente, empatou a duas bolas ante um emblema do AVS comandado por José Mota que levava apenas um tento apontado. Tudo parecia começar bem para os de Braga quando Rodrigo Zalazar de grande penalidade fez o primeiro, mas os avenses não desistiram e Rafael Barbosa empatou a contenda. Contudo o pior ainda estava por vir para os da casa, pois o reforço em estreia pelos das Aves, Diego Duarte, gelou a Pedreira antes do intervalo!
Numa fase em que os bracarenses iam atacando já em desespero de causa, seria perto do fim que o antigo avançado de Gil Vicente e FC Porto, Fran Navarro mostrando os seus dotes de finalizador nato salvaria um ponto para os orientados pelo anterior adjunto de Pepe Guardiola no M. City!

Estrela da Amadora 2 - 2 CD Alverca


No derradeiro jogo dos que assistimos nesta ronda, foi no estádio José Gomes na Amadora que se contemplou, talvez, a partida mais emocionante da rodada! Num relvado que já viu melhores dias, Cedric Nuozi abriu o placard para os de Alverca levados que estavam 37' ao tempo de jogo. Marezi fez o segundo para os ribatejanos poucos instantes mais tarde, sendo que Fábio Ronaldo marcaria de calcanhar para os estrelistas num duelo que se realizou na I Liga mais de duas décadas após o último entre amadorenses e alberquences, necessitando o mesmo de passar pelo crivo do VAR para ser, por fim confirmado. Numa segunda parte que teve de tudo: expulsões, uma para cada lado, muita emoção e até a lesão do árbitro Ricardo Baixinho, que teve de ser substituído pelo então quarto árbitro Flávio Duarte. Foi num livre de antologia, o golo da jornada, que Lopes Cabral bateu André Gomes e restabeleceu a igualdade.
Na próxima ronda Sporting CP-FC Porto, o CD Alverca-SL Benfica e o Rio Ave FC-SC Braga são os jogos cabeça de cartaz de uma jornada que se disputa entre sexta e domingo da próxima semana.

Subscreva os nossos alertas

Para estar sempre a par do que acontece sobre os temas que mais o cativam ou preocupam, subscreva os nossos alertas

Palavras-chave: Benfica, Sport Lisboa e Benfica, FC Porto, Futebol Clube do Porto, Sporting, Casa Pia, SC Braga, Estrela da Amadora, AVS, Famalicão, futebol, Alverca, Arouca, Tondela

Talvez se interesse por...

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!