Antena Web AMMA - A Melhor Música do Ano - 2024
Esta é a 9ª edição dos AMMA: A Melhor Música do Ano. Elaborada no princípio do mês de Outubro, ela foi oficialmente lançada no dia 15 desse mês de 2024, com 40 músicas a votação, em categoria única. Esta edição voltou a contar com um júri. As músicas passíveis de serem eleitas foram lançadas entre 1 de Novembro de 2023 e 31 de Outubro de 2024.
Esta é a 9ª edição dos AMMA, e conta com 40 músicas pré-selecionadas, que vão a votos pelo público entre 15 de Novembro de 2024 e 4 de Janeiro de 2025, através do site. Aqui, cada pessoa pode votar uma vez por hora.
Neste ano o júri é composto por 10 elementos.
O júri é composto por 10 elementos, sendo 5 destes ligados diretamente à Antena Web, e outros 5 sem qualquer ligação à Antena Web, mas ligados à música. Cada elemento do júri vai atribuir, separadamente, a cada música por ordem crescente de importância, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 10 pontos. Este ano tivemos uma preocupação adicional em constituir um júri com várias influências musicais, para que todos avaliem a mesma música sob um prisma muito diferente.
Da Antena Web fazem parte:
- Carlos Bonaparte, fundador e presidente do Conselho de Administração da Antena Web, mas também é acordeonista desde 1996, pertencendo atualmente a um rancho folclórico.
- Adriana Pequeno, sem ligação direta à música, mas vicepresidente do Conselho de Administração da Antena Web e subcoordenadora do Departamento Artístico.
- João Mantas. Músico, o João entrou na Antena Web à pouco tempo, mas (Agosto) mas é um conhecedor da área, mais da vertente do hip-hop e do rap.
- Joana Rita Santos, voz-off na equipa de Produção e Realização, mas integrada na Antena Web desde Abril de 2010 com várias funções, como por exemplo, membro da direção entre Agosto de 2010 e Abril de 2014. A Joana também é cantora, tendo inclusive já lançado um álbum em 2018 e feito espetáculos um pouco por todo o país.
- Nuno Miguel, locutor desde a fundação da Antena Web, encenador e autor de várias peças de teatro. A sua corrente musical, para a qual também compõe, é mais erodita, guiando-se por influências de Sérgio Godinho, JP Simões, Tom Jobim e similares.
Os restantes elementos do júri são:
- Alberto Almeida, um dos organizadores das CLAV Live Sessions do Centro Laboratório artístico de Vermil (cidade de Guimarães). Também é músico e está mais ligado à música experimental.
- Ana Rita Prada, cantora que lançou o álbum Primaveras em 2015; um álbum Antena Web Recomenda. Há 9 anos que não lança novo álbum, mas continua ligada à música, e ultimamente tem marcado presença regular em várias casas de fado.
- Márcio Pereira, artista polivalente de música portuguesa, tendo músicas dançáveis de influência hispanolatina, e também músicas pop, sempre cantadas em português.
- Maria José Gorgal, é um dos 2 elementos dos Broa de Mel, duo de música popular portuguesa que dispensa quaisquer apresentações. Mesmo sem lançar um álbum há praticamente 15 anos, os Broa de Mel continuam a merecer o carinho especial do público, e de vários grupos de baile, e não só, que cantam as suas canções.
- Soluna, uma artista afrolatina que temv iajado pelo mundo, gravando os seus temas em formato single, com várias colaborações, mesmo fora da Europa. Poderíamos dizer que quase tem triplanacionalidade, dadas as suas influências tão fortes entre a américa latina e a Europa.
A votação decorre entre as 17:00 do dia 15 de Novembro de 2024 e as 17:00 do dia 4 de Janeiro de 2025.
Globalmente o júri dispõe de 390 pontos a atribuir. O público terá igual ou maior número de pontos. Isto resulta dos cálculos matemáticos sob o princípio da proporcionalidade entre votos de público e júri. No processo de multiplicação/divisão, sempre que as casas decimais daí resultantes provoquem algum desiquilíbrio, o maior peso da votação é dado ao público.
Votação do Público
|
Votação do Júri
|
Votação final
|
A decorrer
|
A decorrer
|
A decorrer
|