Antena Web - Crónicas da Casa - Culturaço 01: fomos às compras no Music Me e gostamos!


por Carlos Bonaparte a 04-02-2021 às 13:31

A Antena Web abre hoje portas à sua segunda crónica da casa. Culturaço. É um espaço onde semanalmente, às quintas, vamos falar sobre a nossa experiência com a cultura, privilegiados que somos em privar de perto com ela, todos os dias.

Hoje o assunto é a compra de música. Se existe radiodifusão, seja através de ondas hertzianas, da internet, ou por qualquer outro meio, não é cogitável sequer, que essa música não seja legal. Um dos passos, entendemos nós, o mais importante, é a compra desses mesmos materiais. Entendemos por mais importante, pois se bem as rádios estão sujeitas a um extra para retransmitir as melodias adquiridas, o consumo privado não. Mas seja qual for o fim, sempre que há compra, ganha o artista, ganha a cultura, e ganha aquele que adquire a obra.

Estima-se que um álbum com 11 faixas ronde em média os 7,57€, e com 15, 8,99€. Estimativas que mudam quase de país para país, e às vezes de estilo para estilo.

Music Me: uma loja francesa com muita música portuguesa



www.musicme.com. Esta é uma loja francesa, de venda de música online, livre de DRM. Isto é, a música que adquirir, pode ouvi-la em qualquer leitor de mídia, passar para um CD para levar no carro, etc. Este serviço difere assim dos mais populares Spotifi ou Deeser, onde não é possível comprar as músicas, mas sim baixá-las se tivermos uma assinatura, e exibi-las apenas no programa, que é o único capaz de descodificar o DRM que está associado ao ficheiro. Este é o segredo para ser possível ouvir a música, sem ter acesso à internet. Mas, realmente, a música não é nossa. Assim que deixamos de subscrever o serviço, perdemos acesso a todas as músicas que baixamos para o dispositivo.

A Music Me permite a compra de material discográfico em MP3 320kbps, ou wav.

O site é muito intuitivo e convidativo ao consumo. Por exemplo, se pesquisarmos por fado (Ver página), é-nos apresentado a quantidade de álbums e faixas (titres) que foram encontrados. Temos então a oportunidade de escolher se queremos ver por artista, álbum, compilação ou faixa. Também é possível se queremos ver do mais antigo para o mais recente... ou ao contrário. De resto, estes foram 2 pontos que encontramos que tornam o Music Me um portal diferente. A distinção entre álbum e compilação, e a possibilidade de ordenar por ordem crescente ou decrescente.
E ao mesmo tempo que vemos a lista de álbums disponíveis, por exemplo, "fado", álbum dos Heróis do Mar, temos logo a possibilidade de ver a discografia completa, disponível na loja. Clicamos então na discografia (Ver página), e fomos parar a uma página com informações muito concretas sobre o grupo, escritas em francês, évidamment. E então, podemos novamente escolher por álbums, compilações, faixas ou artistas similares.

Criar uma conta foi muito fácil, e não mais difícil foi comprar um disco. Pudemos pagar com Paypal, facilitando a vida para quem vive fora de França.

Duas notas muito importantes. O site é muito transparente, e isto transmite-nos segurança. É possível, em "pagamentos" na nossa conta, ver o histórico de pagamentos com informações muito detalhadas, com o número de fatura incluído. Por fim, é também aí que podemos ver o histórico de compras, e, se for o caso, baixar novamente um disco que, por algum motivo, não conseguimos baixar da primeira vez, ou que entretanto perdemos.

O único senão do site, é que nos pareceu mais funcional no Firefox do que no Google Chrome, mesmo que este seja o navegador mais utilizado, no mundo em geral, e em França em particular.

E vocês, já compraram alguma música ou álbum no Music Me? Contem-nos as vossas experiências!


Comentar







Voltar página anterior