Antena Web - Crónicas da Casa - 11 inicial, memória 6: obrigado, António Santos, da Rádio Regional Sanjoanense.


por Carlos Bonaparte a 09-02-2021 às 23:15

Estávamos ainda em Fevereiro de 2010. Exatamente no dia 12. A Antena Web tinha já website próprio, o primeiro programa diário de produção interna, e vários programas semanais, sendo que 4 deles começavam a ddestacar-se: Lusitana Paixão, Sonoplastia, e Alma Lusa, comigo, e Voo Noturno, com o Diamantino Teixeira.
Mas, para vos contar a história da primeira parceria, preciso ir até 2008. Detinha então um portal chamado Futebol em Portugal. A certa altura, esse portal começou a colocar transmissões de rádio em direto, quando havia jogos de futebol ou futsal. Chegaram a ser 54 estações de rádio por todo o país, e cerca de 50 mil acessos aos domingos. Uma dessas rádios era a Rádio Regional Sanjoanense. Foi aí que conheci o António Santos.

Sempre mostrou grande afeto pelo trabalho que realizei, pelo que em 2010, cerca das 19:30, entrei em contacto com o António, exatamente porquê... não sei. Era um miúdo a pedir ajuda a um profissional. Basicamente foi isto, embora na chamada, talvez eu não o transparecesse exatamente desta forma.
De imediato me pôs em contacto com 2 produtores de conteúdos. Eram eles o DJ Zé Luís, produtor do programa Liveset



E a Rede Internacional Target Radios.



Assim, já no dia 13 a Antena Web estreava Top World 40, o excerto que podem ouvir acima é desse programa, e no dia 14 o programa Pop DJ. Programa que ainda hoje se transmite, agora na Antena Best, pelo mesmo produtor: Robert Andare, mas agora, sem fazer parte da rede.
Ainda a propósito da grandiosa ajuda do António Santos, no dia 20 de Fevereiro estreava à meia noite o Liveset, e no dia 21, às duas da tarde, o programa Times, da Target Radios. Por fim, ainda com o apoio do António Santos, estreamos a 7 de Maio desse ano, o programa Planeta Rock, com o Miguel Ferreira, embora este programa tenha tido pouca expressão.

O Liveset seguiu na Rádio Antena Web até 21 de Agosto de 2010, passando na semana seguinte para o Canal 2, onde permaneceu até 15 de Setembro de 2012.
O Pop DJ seguiu na Antena Web até Agosto de 2010, altura em que deixou de estar afiliado à rede. Em 2014 regressou, e tem-se mantido desde então.
A Antena Web esteve afiliada à Target Radios com uma interrupção em 2013, por razões que vos contarei mais tarde, e regressamos à rede em meados de 2014, permanecendo nela até Novembro de 2016.

E pasmem-se: tudo isto acontecia em formato podcast. Durante uma semana, os ouvintes podiam entrar no nosso site e baixar os programas, em WMA a 48KBPS. Sabem onde armazenávamos os nossos programas? Eu não me lembro; o Dropbox só chegou em Maio desse ano. Certo é que estes programas, não só incrementaram um significativo número de horas de programação, como aumentaram em mais de 700, o número de pessoas que mensalmente acedia ao site para baixar as edições.

No total, só relacionado com a ajuda preciosa do António Santos, em 9 dias a Antena Web estreiou 9 horas de programação nos fins de semana. Exatamente onde mais precisávamos.

É verdade que com o DJ Zé Luís trabalhámos de forma independente, acontecendo o mesmo com o Miguel Ferreira. Já o acesso aos conteúdos da Rede Internacional Target Radios eram cortesia continuada da Rádio Regional Sanjoanense. Por isto, de cada vez que um programa da rede era iniciado...



Boa noite. Até breve!


Comentar







Voltar página anterior