Antena Web - Crónicas da Casa - 11 inicial, memória 4: Lusitana Paixão - um nome que enchia os além-fronteiras da minha casa.


por Carlos Bonaparte a 05-02-2021 às 15:15

São 14:10. Estou a escrever-vos no exato momento em que oiço o programa Lusitana Paixão, que está a ser exibido na Antena Web Momento. Como já tive a oportunidade de dizer na memória 1, este é um espaço assumidamente meu. Até porque nos princípios, a Antena Web e o Carlos Bonaparte, eram praticamente a mesma coisa.

Quando a Antena Web começou, começou também um novo mundo. Um mundo que ganhava ainda mais vida às sextas-feiras, quando, pela manhã, me levantava e preparava para gravar o programa Lusitana Paixão. Escolhida meticulosamente cada música, era ora de começar a gravar as falas.
As manhãs calmas vividas no número 24 da Travessa Domingos de Matos, na freguesia de Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, não podiam imaginar o turbilhão de emoções que ia dentro daquelas 4 paredes.
Juntam-se os publicitários, todos gravados e editados por mim, tendo como base uma coleção de cds de músicas para rádio oferecidos pelo meu professor de Sonorização em Multimédia. Surgia então a voz. Gravada num leitor de cassetes, que ligava ao computador. Então: no dia 3 de Dezembro de 2009 a minha placa de som ficou misteriosamente danificada. A entrada do microfone queimou. Não me perguntem como, mas de repente só se ouvia o som de um lado e com chiado de fundo. Sem soluções à vista, o único remédio foi ligar um leitor de cassetes, colocar o rec sem cassete dentro, e ligar a essa mesma entrada. Para o ar, iam gravações em mono... e sem chiado. Este método prevaleceu até ao dia 23 ou 24 de Outubro de 2010, ou seja, ainda por 10 meses.
Digo as primeiras palavras. Engano-me. Rio-me. E noto hoje no meu riso uma emoção de menino adolescente, quase sem acreditar que aquilo de facto está a acontecer.

Demorava talvez umas 3 ou 3 horas e meia, para gravar o programa. Sensivelmente uma hora a mais do tempo que demoro hoje para realizar na totalidade o programa Prata da Casa, que tem 4 horas de duração, com vários conteúdos. Tudo era novo, nessa altura. Inclusive o facto de ter algo que pudesse dizer que foi idealizado e criado por mim.



Comentar







Voltar página anterior