Antena Web - Crónicas da Casa - 11 inicial, memória 2: o como e o porquê dos primeiros programas - parte 1


por Carlos Bonaparte a 02-02-2021 às 22:26

Oficialmente as edições da Antena Web arrancaram a 4 de Janeiro de 2010, como já amplamente falamos. Obviamente antes disso já tínhamos previstos alguns programas para arrancar na grelha de programação. Há um desses que está a ser reexibido na Antena Web Momento às sdextas-feiras às duas e às 14, e há um outro que regressará em breve, à Rádio Antena Web.

A primeira grelha de programação constituiu-se de 14 programas, mas durante essa semana outros 2 programas foram idealizados, e estrearam no dia 14 de Janeiro. Aqui apresentamo-vos quais eram, porque eram e quem os apresentava. Sete destes revemos hoje, os outros 9, amanhã.

Play List: todos os programas da Antena web tinham locução. Não eram muitos, mas todos tinham locução. De maneira que achamos interssante que um não tivesse; e que aliás, fosse a oportunidade para trazer músicas acabadas de chegar. Inicialmente tinha uma hora semanal, rapidamente passou para duas, e não tardou a passar a ser diário de segunda a quinta.

Stereopress: J. Salvador foi a primeira voz, depois da minha, a fazer-se ouvir aos microfones da Antena Web. Se bem que o programa Stereopress não era exclusivo da Antena Web, foi esta casa que lhe deu maior destaque, já que fechava o dia de edições. Sim, isso mesmo. Segunda-feira começava com o primeiro programa das 6, e acabava com o 2º programa das 8, que tinha apenas 5 minutos diários, mas era de segunda a domingo.

Terça-feira começávamos mais cedo, com o Nós e o Mundo. O programa que amanhã abordaremos com mais detalhe. Foi o primeiro a ter uma edição finalizada, e ia para o ar às 17:45.

Uma de Música. Apesar de ter estreado apenas no dia 13, por impossibilidades do Diamantino Teixeira, o programa Uma de Música já tinha sido idealizado ainda antes do dia 4. Na verdade, foi no dia 26 de Dezembro. Ficou definido esse, e outro programa que vos falo daqui a pouco. O Uma de Música tinha a realização de Carlos Bonaparte, como dizia o Diamantino, pois na verdade era eu que fazia a seleção musical e a montagem.

Uma Hora de Sucesso. Nenhuma rádio generalista se faz sem os êxitos do momento. A Antena Web já tinha vários programas aludindo ao antigo, mais, ou menos, mas antigo, e por isto urgia a necessidade de construir um programa que trouxesse êxitos da atualidade, e novidades. Por isso criei este programa, que apresentava às quartas-feiras às 17:00. Logo a seguir, vinha o Uma de Música, que era às terças e quartas.

Desporto Antena: quando o Stereopress não fechava o dia de trabalhos. Era apresentado por Nuno Miguel. Era a nossa preocupação de ter uma rádio eclética... e parece que conseguimos. O CDesporto Antena disponibilizava-se primeiro às quartas às 20:30 com 15 minutos, e aos domingos às 22:00, com 30 minutos. A pedido do Nuno, o horário passou rapidamente a ser às 23:00, para ainda ter os resultados dos jogos de futebol dos ditos 3 grandes, que, normalmente, acabavam depois dessa hora.

Lusitana Paixão. Às sextas-feiras começávamos mais cedo; às 14:00. De resto, este era um dos dias com mais programação. Era um programa dedicado por inteiro à música portuguesa, como o próprio nome sugere.


Comentar







Voltar página anterior